O sistema de pecuária e plantações é um dos pilares do jogo, trazendo um lado sandbox e econômico ao jogo. Aqui você pode cultivar e colher árvores, plantas e animais em propriedades próprias ou no mundo aberto.
Tipos de Cultivo:
Plantas e grãos: Incluem trigo, milho, arroz, batata, algodão, etc. Usados para cozinhar, alquimia e criação de trade packs.
Árvores: Árvores de madeira (como carvalho, pinheiro, etc) fornecem madeira, árvores frutíferas (como pêssego, maçã, cereja) fornecem frutas para cozinhar e vender.
Ervas e Flores: Usadas para alquimia e trade packs.
Criação de Animais: Pele e carnes utilizadas para criação de refeições e trade packs.
Onde plantar:
Território Público: Qualquer jogador pode plantar árvores e colheitas no mundo aberto, no qual não há proteção, portanto qualquer jogador pode colher ou remover.
Propriedade Pessoal: Para plantar de forma segura, é necessário um Scarecrow farm (Espantalho) ou terreno de casa, só o dono ou membros autorizados podem colher.
Fazenda publica: Cada mapa fornece fazendas comunitárias, com espaço e quantidade de plantio limitados , podendo qualquer jogador plantar e colher com proteção, nenhum outro jogador pode interagir com suas colheitas.
Crescimento:
Cada planta/árvore tem um tempo de crescimento (minutos, horas ou até dias reais).
Algumas tem clima ou bioma específico, podem ser plantados em qualquer lugar, porém no bioma/clima certo crescem mais rápido.
Animais requerem ração para crescer ou produzir.
Colheita:
Colher gera materiais brutos (madeira, frutas, grãos, folhas, flores).
Árvores de madeira desaparecem após serem cortadas, precisando ser replantadas, frutíferas permanecem, mas têm ciclos de colheita.
Cada animal tem um ciclo de produção, quando crescem totalmente, podem ser abatidos, tosados ou colhidos para recursos adicionais.